segunda-feira, 28 de abril de 2014

Opinião Blog: Uma outra visão nos transportes coletivos de Cotia e Região.

Nós moradores de Cotia podemos observar que a empresa Intervias Raposo Tavares,vêm renovando toda a frota das linhas 18 intermunicipais.

Os novos ônibus fazem parte da renovação das frotas, todos com acessibilidade para portadores de deficiência física cadeirantes, letreiro LED lateral, motores
Mesmo com renovação das frotas por ônibus novos, a empresa não criou sequer uma nova linha intermunicipal em Cotia.

Transporte Municipal de Cotia 
Embora a passagem seja um pouco acessível, os passageiros precisam é de ônibus com menores intervalos, e que atenda outros bairros novas linhas.
Quando a passagem Cotia Caucaia do Alto, ainda parece uma promessa de campanha que não foi cumprida, pela gestão municipal.Daí a pergunta que fica, abaixa ou não , se abaixa porque ainda não abaixaram como prometeram?.
O transporte coletivo vêm apresentando algumas melhorias, mais ainda a passos bem vagarosos, já vimos a substituição de alguns carros,bem como até com acessibilidade. Mas por carros 2007, que circulavam nos intermunicipais.
Agora que a Licitação saiu e novamente a Viação Raposo Tavares( Danúbio Azul) ganhou a licitação, esperasse que melhorem a qualidade de serviços, novos carros, novas linhas municipais, e menores intervalos e mais horários, garantindo assim a satisfação dos usuários.
Superlotações: 
Os passageiros continuam se deslocando em ônibus superlotados,por causa da alta demanda dos novos passageiros que trabalham nas intermediações da Rodovia Raposo Tavares e em São Paulo.
A EMTU/SP, por sua vez poderia gerenciar melhor o transporte coletivo intermunicipais, pois se a Mobilidade Urbana pelo menos existisse na EMTU, os passageiros teriam o direito de ir e vim com dignidade, respeito, e segurança.
Em Cotia vimos a empresa Intervias Raposo Tavares, diminuir a velocidade dos ônibus de 80 para 60 km hrs, isso ocorreu depois de um acidente gravíssimo em uma de suas linhas, mas vejamos chovia no momento, e a pista estava escorregadia. E a pergunta que deixo é "Acidentes pode ou não acontecer a qualquer momento, mesmo com velocidade reduzida?.(Deixe sua resposta em nossos comentários).
Se a empresa visar em melhorias de criação de novas linhas metropolitanas intermunicipais as superlotações diminuem, e novos investimentos podem ser feitos, pois a cada multa paga para o Governo do Estado de São Paulo, através da EMTU/SP ( Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), poderia também investir nos funcionários, com cursos de qualificações, novos motoristas e cobradores, pesquisas entre outras cousas as quais a empresa se destacaria sua performance.

Vejam as linhas sugeridas e rejeitadas:  
Em 23/01/2012, encaminhei sugestão de criação de linhas de ônibus intermunicipais para a EMTU/SP.
Sendo  sugerida as seguintes linhas de ônibus a serem criadas. 
1- Itapevi - Carrefour
2- Granja Viana Cotia -Vargem Grande
3- Jardim Sandra -Pinheiros
A sugestão foi encaminhada pela Ouvidoria da EMTU/SP em 23/01/2012, onde recebeu o protocolo de nº173.783.
A resposta foi dada em 04/02/2012 pela própria EMTU/SP, onde diz que não há oportunidade de atendimento a população.
Em 07/12/2011, solicitei a sugestão de  criações de Linha Intermunicipais entre Cotia / Osasco  e Cotia Alphaville (Tamboré), encaminhei sugestão a EMTU( Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), sobre protocolo 16.9173 de 07/12/2011 . 

Emtu/SP rejeita criação de linha intermunicipal ligando Terminal Cotia à Rodoviária doTiête.

 Nº  TIPO  ASSUNTO  11828/2012  Sugestão  Criação de linha .

Veja também algumas outras linhas sugeridas:

A EMTU/SP, nem se quer acatou a sugestão para que a linha 801 Cotia - Itaim-BiBi funcionasse nos finais de semana .
A EMTU/SP deixa a desejar nas regiões metropolitanas, pois mesmo com as fiscalizações ainda há outras necessidades como essas apresentadas, pois muitas das vezes é preciso uma nova linha metropolitana e não é criada simplismente por uma resposta de pouco interesse de que não há demanda, se não houvesse demanda as linhas não andavam superlotadas?.
Embora a empresa renove as frotas é preciso maior cumprimento de horários, e mais ônibus principalmente nos horários de picos manhã e tarde.A empresa também precisa investir em ônibus maiores com mais lugares.
Se tratando de transporte na região  ainda temos as cidades Itapevi,Jandira,Barueri,Carapícuiba,Osasco que possue um transporte um pouco melhor.
Carapicuiba há duas empresas DEL REY e ETT-Carapicuiba,ambas fazem o transporte municipal e intermunicipal.
Já a cidade de Osasco, bem melhor servida pela Viação Osasco e Urubupunga.Bem sabemos que a Viação Osasco também opera na aréa 2,ainda com muitas coisas a se melhorar, mas já com um grande passo na frente de todas as empresas da região.

A BBTT-Benfica, servindo Itapevi ,Jandira, Barueri, em uma erá municipal e servindo o transporte intermunicipal,na área 2. Em algumas linhas tem até Scanea carros bem maiores, mais pouco ainda por se tratar em transportes coletivos, pois a população quer horários e linhas disponíveis.
O conceito Consócio no transporte coletivos, enfraqueceu a modalidade da concorrência.Cada uma cuida do seu e pronto. E o Consórcio responde por todas.

Pontos critícos: 
O cumprimento dos horários não é função nada fácil, pois em meios de tantos carros, trânsitos, acidentes a qualquer horários, as programações ficam prejudicadas, pois afetam o transporte coletivos.
Ai tá a questão da Mobilidade Urbana nos Transportes Coletivos, faixas exclusivas, corredores de ônibus, baias, pontos de ônibus com coberturas para os passageiros, e informações nos pontos para os passageiros saberem as ocorrências dos trânsitos dos itinerários.
Ainda falta muito para melhorar o transporte coletivos.
Mas por pior que seja o nosso transporte, ainda temos uma área 5 (ABC) que nem licitação têm, imagina um local onde não se respeita, horários, e os coletivos já são todos ultrapassados na idade Média.
Uma sensação é que temos é que o Governo de São Paulo fechou os olhos para o transportes coletivos sobre pneus.

Futuro:
A Esperança é a ultima que morre, ouvimos especulações da linha 22 do Metrô, ligando Metrô Butantã até Caucaia do Alto em Cotia.
Um possível BRT, em plena Rodovia Raposo Tavares?. "É possível, basta interesse politico com a sociedade".
Ônibus maiores ?. Sim! basta o empresário querer investir, mas para isso também é preciso que o Governo do Estado de-lhe caminhos ou seja , BRT, FaixasExclusivas,entre outros que garanta agilidade e rapidez nas viagens.
Enfim, o transporte coletivo é uma engrenagem, que sem investimentos não à faz funcionar.

Por: Carlinhos Aniceto


12 comentários:

  1. Compartilhando o comentário que recebemos via email!.

    Olá Boa tarde;

    Referente a postagem no BLOG, acredito que foi bem colocado, realmente é exatamente isso que vêm acontecendo. A EMTU simplesmente não ouve os usuários, prefere dar razão as empresas que só lucram. Recusam as sugestões de criação de linhas, inclusive as minhas, que alias não aceitou nenhuma. Questionei com a EMTU a respeito da mudança da LINHA 035 de Pinheiros para o Metrô Butantã, onde a passagem não diminuiu nem sequer R$0,10 ou R$0,20 centavos, permanecendo os mesmo valor de R$4,20, as linhas continuam superlotadas e a unica melhora foi no bolsa da RAPOSO TAVARES, que agora economiza DIESEL. Esta é a realidade. Para mim continua a mesma coisa, vou pegar o ônibus no Butantã, tenho que esperar o segundo ônibus, teve dia que chegou acumular 3 veículos e o fiscal demorava para soltar os veículos, querendo cumprir tabela e as filas só aumentando. Veja qual foi a resposta da EMTU sobre isso: Nº TIPO ASSUNTO 5168/2014 Informação Intermunicipal
    O cálculo da tarifa do Sistema de Transporte Coletivo Regular, Serviços Comum e Seletivo, considera a estrutura dos custos para a manutenção do padrão de serviços, bem como, seu equilíbrio operacional e tarifário. O preço tarifário contempla os custos variáveis (consumidos diretamente em função da quilometragem do serviço) e os custos fixos (incorridos independente da quilometragem e relacionados com a estrutura necessária à geração da operação), assim como os tributos incidentes sobre o faturamento. Também obedece a uma sistemática determinada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, que é executada mediante a publicação de uma tabela em que as linhas são tarifadas por faixas de extensão média. Esperamos poder contar sempre com sugestões ou críticas que julgar convenientes, pois contribuirão para o aperfeiçoamento dos serviços de transporte.

    Com isso a população só sofre.

    Att;
    Fernando

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  2. O padrão da Raposo Tavares é o seguinte: ônibus pequenos, fracos e lotados, no maior intervalo possível! Eles preferem sempre lotar ao máximo o carro, dificultar ao máximo para o usuário, desde que isso traga lucro para a empresa. O típico problema de gestão, que poderá em breve levar todo o grupo a ruína!

    Já encaminhei para a EMTU diversas sugestões, como 036 e 297 integral, criação de serviço de Caucaia para a Granja via Raposo direto, criação de linha entre Cotia e Tietê, linha Caucaia x Itapevi, Jd Japão x Itapevi via Vargem Grande Paulista (São Marcos) e 4 encruzilhadas, colocação de truncados na 396, linha Jardim Sandra x Butantã e substituição do itinerário da 035 passando pelo hospital e Procotia, atendendo assim, mesmo que apenas por 'maior aproximação', bairros como Parque Bahia, Nomura, Recanto dos Victors, Angicos... todas recusadas! Sem contar a tal redução da 351 para R$2,60... cadê? Ainda tem um 3,45 enorme piscando no itinerário!

    A gestão da EMTU é ridícula, pífia e sem nenhuma força para atuar e a gestão do grupo Vida já mostra a que vem na própria Danúbio x Bragança que opera com os menores carros possíveis sem nenhum serviço leito ou qualquer outro de maior conforto mesmo em linhas com mais de 200km de extensão!

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    1. Gestão ridícula e pífia ( adorei ), mas não é só da EMTU.
      Vejamos pela declaração do Sr. Jurandir Fernandes Secretario de Governo, em que tenta repassar a responsabilidade do transito atual ao Governo Federal, por ter este facilitado o acesso do povo ao automóvel próprio. A atuação do Governo Estadual vem sendo ridícula em todas as áreas:
      Transporte: Rodoanel, Metro e CPTM nada acontece. EMTU com tarifas e sistemas de transportes ridículos, não atende a necessidade de boa parte da população. Não vou engolir nunca é a construção de um corredor de Ônibus ( Itapevi-Butantã) margeando uma Ferrovia que com o dinheiro que vai se gastar no Corredor poderia atingir um bom padrão.
      Segurança Publica: Tentou negar uma realidade por anos.
      Saneamento Básico: São Pedro é culpado pela falta de Água.
      Na esfera Municipal vejo que a população de Cotia terá muitos transtornos com a implementação do novo sistema de transporte.
      Gostaria de sugerir que a prefeitura chama-se representantes do Atacadão para conversar sobre a "Lei de Responsabilidade".

      José Marques de Oliveira Filho

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    2. Boa colocação sobre o Corredor Itapevi - Butanta, em plena ferrovia, a CPTM, já liga essa população até o Metrô Butantã.
      Obrigado pela participação.

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  3. Vejamos essa colocação enviada ao Blog:

    Carlinhos;

    Quero fazer uma colocação a respeito da seguinte frase:
    O preço tarifário contempla os custos variáveis (consumidos diretamente em função da quilometragem do serviço) e os custos fixos (incorridos independente da quilometragem e relacionados com a estrutura necessária à geração da operação).
    Acredito que tem linhas dentro da cidade que tem longos trechos (KM) de circulação com preços baixos e outras com longos trechos com preços altos. Ex linha 239 que é a mais barata de Cotia, roda talvez o mesmo tanto de KM da linha 420 que o preço é quase o dobro.

    Att;
    Fernando

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  4. Com certeza caro amigo Jurandir, e assim mesmo o pessoal da Viação Osasco ainda dar risada da nossa cara dizendo que a empresa que opera a linha 239 deve ser processada por operar com tarifa abaixo da Km, vê se pode um tecn. de planejamento falar tal bobagem!

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  5. Ola;

    Grande melhora a prefeitura fez, restringir as linhas metropolitanas do centro de Cotia. Como ficará quando quiser pegar um ônibus sentido São Paulo, Itapevi, Jandira, Osasco, Carapicuiba, Embu, Itapeserica da Serra, Vargem Grande Paulista e até mesmo Caucaia do alto, já que também é atendida pela EMTU? A cidade que já falta linhas de ônibus em muitos bairros, agora teremos como passageiros, irmos até a RAPOSO TAVARES para pegar ônibus? Sinceramente Carlinhos, não concorda com a mudança não e vai gerar muito tumulto. Acredito que a prefeitura deveria restringir os carros pequenos que são em grandes quantidades e priorizar o transporte público, que é o que leva os passageiros ao serviço. Queira que não, vai trazer mais carros para a cidade. Isso terá que ser muito bem discutida.

    Att;
    Fernando

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    1. Olá Fernando ainda estou tentando entender essa descisão da prefeitura em restringir os onibus da EMTU no centro de Cotia.

      Acredito que isso ainda trará grande discusão junto a populaçao, uma vez que Cotia ainda não tem linhas integradas, pois Eles querem que a população utilizem as linhas municipais sentido centro mais ainda não houve qualquer integração e melhorias nos transportes municipais, uma vez que tambem é falho e de pouca qualidade e quantidade, para aquela demanda.

      Obrigado pela participação

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  6. Esperamos uma grande melhoria no transporte público é bom ver que existem pessoas participando nos comentários. Abraço.

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